quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Anotação de Enfermagem em Terapia Intravenosa

        Neste tópico vamos conhecer mais sobre como realizar as anotações de enfermagem referentes aos cuidados realizados em terapia intravenosa.


 O que anotar em terapia intravenosa?
1. Localização do dispositivo intravascular
A delimitação do local da punção venosa e/ou central permite a monitorização da equipe de enfermagem para busca de eventos adversos.
 Ex: dorso da mão esquerda


2. Composição do dispositivo intravascular
Dispositivos periféricos de teflon têm recomendação de frequência de troca até 72 horas, e, os de poliuretano em até 96 horas. Deve-se anotar os componentes do sistema IV como por exemplo além do cateter se há polifix (de quantas vias) ou torneirinha.


3.  Calibre do dispositivo intravascular
É importante salientar aqui que, calibres menores causam menos flebite mecânica (irritação da parede da veia pela cânula) e menos obstrução do fluxo sanguíneo dentro da veia.
O calibre é anotado após o nome do tipo de dispositivo; Ex: Jelco n.22

4. Sinais e sintomas observados e possíveis intercorrências
A verificação de SS flogísticos e outros como: dor, calor, rubor, infiltração, cordão venoso palpável, eritema, edema, drenagem purulenta precisam ser registrados e permitem um redirecionamento do plano de cuidados pelo enfermeiro e equipe multidisciplinar. Intercorrências como: transfixação venosa, hematomas e extravasamentos de soluções e/ou medicamentos. 


5. Motivos de retirada do dispositivo
 seja por infiltração, flebite, enfim,
precisa ser explicado em anotação de enfermagem.

Exemplos de anotações de enfermagem em TIV:

15/11/2012 08:00h Mantém o acesso venoso periférico em MSD sem sinais flogísticos, aqualizado. (assina seu nome) AE/Coren: 123456

15/11/2012 09:30 Realizada punção venosa, conforme solicitação de prescrição de Enfermagem, em região dorsal de antebraço E com cateter jelco n.20, salinizado e sem sinais flogísticos.

15?11/2012 17:00h Repuncionado acesso venoso em MSD devido à presença de flebite em MSE. utilizados dois cateteres jelco, sendo um n.20 e outro n.22, devido a dificuldade de punção por fragilidade capilar. (assina) - TE/Coren: 123456

Estes são apenas alguns exemplos de anotações de enfermagem sobre cateteres venosos.
Lembrando que, ao realizar anotação de enfermagem seguir a ordem:
  • Como o paciente se apresenta (consciente, calmo, no leito, com acompanhante, etc...);
  • O que o paciente mantém: Cateteres, curativos, jejum, etc...
  • O que o paciente e/ou seu acompanhante refere a você: dormiu ou não, está com dor, etc...
  • O que você realizou de cuidados no paciente: Realizado verificação de SSVV, administração de medicação (nome e dose da medicação, via e conforme prescrição médica), curativo (tipo, local, com o que) etc...


Fonte Bibliográfica: Manual de terapia Intravenosa: Atualidades
Editora Martinari, São Paulo, 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cursos Iped todas as áreas