sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Hemoterapia, Bancos de Sangue, de Cordão Umbilicall

      Dica: Para conhecer mais sobre Hemoterapia, faça o curso de:     

Assistência de Enfermagem em Hemoterapia

  • Clique  no título acima ou na foto abaixo para ser direcionado a página do curso

        Também são campos de atuação para a enfermagem e outros profissionais da equipe de saúde multidisciplinar, mas, o que são esses setores e, como o profissional se insere nestes campos de trabalho?


Por: Luciana Silva

        Hemoterapia  é a área da Saúde, relacionada à Biomedicina e Biologia (e hoje há também o campo desta especialização para os profissionais de enfermagem a partir já do nível técnico), onde são utilizadas técnicas para processar os diversos componentes do sangue (hemocomponentes) para que estes possam ser utilizados para tratar pacientes que necessitam, porisso o termo Hemoterapia .
        Os cursos de nível técnico  (conforme o site do SENAC SP) capacitam o aluno para realizar processos de captação, triagem clínica, epidemiológica e sorológica dos interessados em doar sangue, bem como a realizar coleta, processamento, controle, armazenamento, expedição e infusão de hemocomponentes, provas sorológicas e imunohematológicas, de acordo com as normas técnicas, de biossegurança e legislação vigentes. Se desejar, visite a página do site Senac SP.
        Algumas informações de Hemoterapia:
        Segundo RUIZ:
"Em cada  doação, são coletados 450 mL (+50) de sangue total. Cada coleta é fracionada em aproximadamente: 1 unidade de concentrado de hemácias, 1 unidade de concentrado de plaquetas e/ou criopreciptado, 1 unidade de plasma".

        Vejamos o que são cada tipo de hemocomponente destes:

  • Concentrado de Hemácias: É o hemocomponente obtido a partir da centrifugação do sangue total. Pode servir de 35 a 42 dias, dependendo do conservante utilizado na bolsa de coleta.
  • Concentrado de Plaquetas: As plaquetas atuam na fase primária da coagulação do sangue. Seu concentrado é obtido a partir da centrifugação do plasma, rico em plaqueta.
  • Plasma Congelado: O plasma é a parte líquida do sangue formado do soro sanguíneo + fibrinogênio (e fatores da coagulação). Esse plasma congelado é obtido após o fracionamento do sangue total.
  • Criopreciptado ou Fator anti-hemofílico: Parte insolúvel do plasma que é obtido por meio do método de congelamento rápido, descongelamento e centrifugação do plasma. É rico em vários fatores da coagulação (substâncias que atuam em conjunto para que a coagulação ocorra dentro da normalidade).
        Como o profissional de Enfermagem atua em hemoterapia?
       
                Se o profissional ainda não tem especialização na área hemoterápica (há cursos pós técnicos de especialização para enfermagem em SP). Para saber sobre cada um clique nos links abaixo:
 
 
 
 
        Outro setor onde há possibildades é na coleta de sangue de cordão umbilical, onde a mãe decide doar o sangue do cordão umbilical de seu filho ao nascer para que deste sejam retiradas suas células tronco que ficarão armazenadas para uso posterior se necessário. Quem pode atuar nestas coletas normalmente é o mesmo profissional especializado em hemoterapia, banco de sangue e técnicos em biodiagnósticos.
 
Veja o vídeo abaixo da Cor Vida que é um treinamento mostrando como é realizada a coleta de sangue do cordão umbilical.


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cursos Iped todas as áreas