sexta-feira, 7 de agosto de 2015

IMUNIZAÇÃO E ATUALIZAÇÕES - DICAS PROF NATALE SOUZA


        O assunto principal desta vídeo aula é o detalhamento das vacinas do calendário vacinal, principalmente das crianças, com destaque para todas as vacinas "novas" que passaram a integrar esse calendário.
        Quem desejar conhecer mais profundamente o tema Imunização e Sala de Vacinas, eu indico o curso da prof. Natale que é excelente, com o conteúdo em PDF e o mesmo todo explicado por diversas vídeo-aulas, disponível pelo site:

http://www.concursosenfermagem.com/

        O conhecimento sobre as rotinas de Enfermagem em Sala de Vacinas é muito importante, principalmente para os profissionais que desejam atuar ou que já atuam na Rede de Atenção Básica de Saúde, que compreende as UBS's (Unidades Básicas de Saúde) e também, para aqueles que buscam aprovação em concursos públicos nesta área, porisso, decidi compartilhar aqui essa video aula da prof. Natale Souza que traz o tema atualizado para nós que estamos nos preparando e buscando aprimoramento profissional.
"Vacinação" pode ser:
_Vacinação de rotina;.
_Campanha de vacinação;
_Bloqueios Vacinais;

Abaixo, um breve "resumo das vacinas do Calendário Vacinal da Criança", sendo que as que forem "novas" estarão destacadas em negrito:

1. Vacina BCG - via intradérmica - dose 0,1 ml - local: inserção inferior do músculo deitóide direito - dose única ao nascer (ou, o mais precocemente possível, assim que a criança atingir 2Kg de peso) - é feita de bacilos atenuados para proteger contra a Tuberculose.

2. Vacina Hepatite B - via intramuscular - dose 0,5 ml - local: músculo vasto lateral da coxa - 1a dose ao nascer (feita com a vacina monovalente, a finalidade é que a criança incicie a produção de anticorpos contra o vírus da Hepaptite B.

* Obs.: Quando se fala de "esquema vacinal", quer dizer que, para uma criança ou adulto estar realmente "imunizada", ou seja, ter anticorpo pronto suficiente para a proteger de determinada doença, ela necessita completar todo o esquema vacinal daquela determinada vacina. Cada vez que ela recebe uma dose da vacina, ela é considerada vacinada, mas, só estará imunizada quando completar todo o esquema vacinal.

3.Vacina Pentavalente (DTP/Hib/ HepB. Protege contra a difteria, o tétano, a coqueluche, o vírus Haemophilus Influenza B, e a hepatite B) - é aplicada via intramuscular em vasto lateral da coxa. Tem 3 doses e dois reforços. As doses são aos 2, 4 e 6 meses (com a Pentavalente) e os reforços com 15 meses e 4 anos não mais com a vacina Penta, mas com a vacina DTP (pois os esquemas da imunização da Hepatite B e do Influenza B já se completam aos 6 meses).

4. VIP (Vacina Inativada contra Poliomielite) - é feita via intramuscular, também em vasto lateral da coxa. Seu esquema completo é chamado de "VIP, VIP, VOP, VOP". Aos 2 e 4 meses, a criança receberá a vacina tipo VIP (injetável).

5. VOP (Vacina Oral (atenuada)contra a Poliomielite)- 3 dose (via oral aos 6 meses) e reforço aos 15 meses com VOP (além das vacinas de campanha contra Poliomielite para crianças acima de 6 meses que também são com a vacina tipo VOP.

6.VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano) - é monodose, a criança a recebe aos 2 e 4 meses, protege contra formas graves de diarréia.

7. Vacina Pneumocócica 10 valente, a criança recebe aos 2, 4, e 6 meses (são três doses) e um reforço aos 12 meses.

8. vacina contra Febre Amarela, é administrada a parir do 6 mês dependendo da zona end~emica, em São Paulo, é no 9 mês. Esta vacina tem uma soroconversão (a capacidade de estimular a produção de anticorpos contra determinada doença), muito boa, portanto, a pessoa permanece protegida por bastante tempo. O reforço para as crianças que tomam a primeira dose aos 9 meses é aos 4 anos.

9. TetraViral - É uma vacina que incorporou mais uma doença, a catapora. Então, antes tinhamos a tríplice viral, agora a tetra viral que protege contra: Sarampo, Rubéola, Caxumba e Catapora. ´E feita aos 15 meses que é chamada a "idade dos reforços vacinais".

10. DTP (tríplice bacteriana) protege contra a difteria, coqueluche (Pertussis) e Tétano)serve como reforço da Pentavalente. A DTP é administrada aos 15 meses e aos 4 anos.

11. Vacina Meningocócica Conjugada C - É administrada aos 3 e 5 meses e seu reforço é aos 15 meses.São, portanto, duas doses e um reforço. É feita via intramuscular, também no músculo vasto lateral da coxa.

12. Vacina Contra a hepatite A - aos 12 meses (dose única).

13. Influenza - vacina sazonal, ou seja, todo o ano esta vacina recebe modificações de acordo com alterações dos vírus. É administrada em crianças de 6 meses a menores de 5 anos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cursos Iped todas as áreas