domingo, 2 de dezembro de 2012

Neonatologia - Definições Importantes e Vídeo aulas

      
Por Luciana Silva

         Neonatologia é a especialidade médico pediátrica que trata de cuidar dos recém nascidos de 0 a 28 dias (4 semanas ou primeiro mês de vida), e aindda, dentre desse príodo neonatal há também o período perinatal onde esão os fetos de 28 semanas ou mais, com peso ao nascer igual ou maior que 1.000 gramas, e os recém nascidos com até sete dias de vida. Esse período perinatal é muito utilizado em análises epidemiológicas da mortalidade infantil, pois esse período concentra, seguindo pesquisas do IBGE, aproximadamente 50% dos óbitos.
  • Recém nascido, neonato ou recém nato: É a criança nas quatro primeiras semanas de vida após o nascimento, ou seja, até o 28o dia de vida (essa definição foi feita pela OMS e é utilizada nas estatísticas mundiais);
  • Nascimento:  Segundo FIGUEIREDO, é  o "Processo pelo qual o concepto, vivo ou  mortom é expulso ou extraído do corpo da mãe, independente da idade gestacional".
foto do meu arquivo pessoal - Luciana Silva
 
O Cuidar de um Recém Nascido
 
              Ainda segundo FIGUEIREDO, "cuidar de um recém nascido é ajudá-lo a superar a fase de maior vulnerabilidade de vida do ser humano: a transição da vida intra uterina para a extrauterina".
        "Após o parto, toda a equipe deve trabalhar mãe filho juntos, mesmo que o RN esteja internado na UTI, sempre preparando-os para a amamentação, que deve acontecer assim que ambos estivem em condições para fazê-lo". É nesse momento que se formam os laços afetivos entre mãe e filho: segundo FIGUEIREDO,
 
        "Embora  durante a gestação (ambos, mãe &filho) vivessem como um só indivíduo, agora é que de fato irão se conhecer". 
        Assista essa palestra do Portal Educação sobre Assistência de Enfermagem em Neonatologia
   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cursos Iped todas as áreas